SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanasO ensino da língua materna nos currículos dos cursos de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de  e  GAMA, Renata Prenstteter. Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemática. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.327-339. ISSN 1519-3993.

Nosso objetivo nesse artigo é compreender aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas e sua discussão em grupo procurando entender como essas práticas de escrita e discussão em um grupo colaborativo podem ser potencializadoras do desenvolvimento profissional docente ao dar visibilidade às experiências com a matemática na trajetória como estudante e na docência. O projeto envolveu participação voluntária de professores/pesquisadores universitários, futuros professores e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste trabalho, utilizamos como fonte de dados diferentes narrativas orais e escritas de uma participante, produzidas ao longo de um ano. A análise nos possibilitou ouvir sua voz e a entender a cultura da aula de matemática vivida por ela a partir do seu ponto de vista. Observamos que aspectos do desenvolvimento profissional foram sendo explicitados, quando ela começa a projetar como poderia implementar práticas pedagógicas distintas dos professores que a marcaram negativamente.

Palavras-chave : Aprendizagem de Matemática; Formação de Professores; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )