SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Narrativas em grupo de professores e licenciandos: resignificando a aprendizagem da matemáticaDisciplina e liberdade em Kant: um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos  e  GODOY, Dalva Maria Alves. O ensino da língua materna nos currículos dos cursos de Pedagogia. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.341-348. ISSN 1519-3993.

Este artigo apresenta os resultados preliminares de um estudo sobre o lugar da língua materna nos cursos de Pedagogia no Brasil. Optou-se pela abordagem qualitativa a fim de buscar resolver o seguinte problema: De que forma vem se realizando a formação linguística do pedagogo de sorte a prepará-lo para levar seus alunos a desenvolver compreensão leitora e produção textual adequadas às diferentes situações discursivas? A partir dos anos 1990, a maioria das Faculdades de Educação buscou atender a demandas sociais específicas, contudo a área da linguagem ocupou uma posição de menor destaque. Os resultados indicam a naturalização dos conhecimentos exigidos aos acadêmicos e a desconsideração de práticas de linguagem como sendo necessárias ao ensino. Ciente das lacunas na sua formação inicial, defende-se uma revisão curricular desses cursos de Pedagogia para que os alunos sejam diplomados com inserção nas práticas de letramento, o que inclui reflexão teórica no campo da linguística e experiência de leitura e escrita.

Palavras-chave : Formação Linguística; Linguagem; Práticas de Letramento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )