SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03O ensino da língua materna nos currículos dos cursos de PedagogiaFormar-se professora para a educação do/no campo: percepções de licenciandas do campo em memoriais de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

PIMENTA, Danilo Rodrigues. Disciplina e liberdade em Kant: um estudo a partir da obra “Sobre a Pedagogia”. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.349-354. ISSN 1519-3993.

Quando Kant foi professor na Universidade de Königsberg, as disciplinas pedagógicas eram secundárias, não existiam sequer professores específicos para elas. Esses se revezavam para ministrar as Lições de Pedagogia. Ficou a cargo de Immanuel Kant ministrar essas preleções em 1776/1777, 1783/1784 e 1786/1787. Foram essas lições que deram origem à obra “Sobre a Pedagogia”, que será analisada neste artigo. A referida obra oscila entre a exposição de princípios e enunciados de conselhos práticos. Trata-se de um texto conciso que se relaciona com suas pesquisas sobre a moral. A proposta deste artigo é  investigar como, para Immanuel Kant, o aprimoramento da natureza humana ocorre por meio da educação, sendo a disciplina fundamental para esse propósito que, por sua vez, não está em desacordo com a liberdade. Enfim, o objetivo deste texto é percorrer a proposta kantiana de educação prática, tal como consta na obra “Sobre a Pedagogia”. Para essa finalidade, além da obra kantiana, não serão dispensadas as produções de estudiosos do pensamento do filósofo alemão.

Palavras-chave : Disciplina; Educação; Liberdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )