SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Pesquisa em política educacional: desafios na consolidação de um campoPlanejamento educacional: uma abordagem histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FURTADO, Heitor Luiz  y  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Avaliação da pós-graduação no Brasil. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.15-23. ISSN 1519-3993.

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ideias elaboradas por pesquisadores da área da educação, no sentido de construir um quadro conceitual crítico a respeito das políticas de avaliação da pós-graduação brasileira. Foram selecionados pesquisadores cujos trabalhos discutiam a política de avaliação dos programas de pós-graduação no país. Posteriormente, foi realizada uma busca no Currículo Lattes, a fim de catalogar e analisar os trabalhos sobre o tema. O estudo apresenta o percurso histórico da pós-graduação brasileira e de seu sistema de avaliação, bem como o modelo de avaliação atualmente adotado e, por fim, um quadro crítico com as principais ideias dos pesquisadores acerca do tema. Como resultado, apontam-se três eixos de crítica: o caráter homogeneizador do modelo, sua preocupação com a quantidade da produção, e outras críticas diversas. Conclui-se que o modelo avaliativo sofreu e sofre inúmeras mudanças no decorrer de seu percurso histórico e que as críticas construtivas auxiliam no amadurecimento do modelo.

Palabras clave : Avaliação; Educação; Pós-Graduação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )