SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue01Planejamento educacional: uma abordagem históricaO papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

MORAES, Alessandra Cardoso de  and  OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A experiência de formação em serviço em escolas de um município do interior paulista. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.35-46. ISSN 1519-3993.

Este trabalho tem como foco a formação continuada em serviço, oferecida pelas coordenadoras às professoras do primeiro ano do ensino fundamental, em duas escolas da cidade de São Carlos. Investiga, ainda, a compreensão das coordenadoras acerca das estratégias propostas pela Secretaria Municipal para a implantação da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos. Participaram do estudo duas coordenadoras pedagógicas de duas unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com as participantes do estudo, buscando compreender de que maneira ocorreu a formação em serviço das professoras de primeiro ano, no período de implantação do programa. Com base nos depoimentos das coordenadoras, pode-se concluir que existiu uma preocupação em ouvir as professoras, consideradas atoras capazes e comprometidas com as reais necessidades dos alunos, a fim de proporcionar maior flexibilidade e maior participação docente nos processos de mudança e tomada de decisões quanto aos currículos.

Keywords : Ensino Fundamental de Nove Anos; Formação Continuada de Professores; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )