SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Planejamento educacional: uma abordagem históricaO papel da coordenação na formação continuada na Escola de Leitores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

MORAES, Alessandra Cardoso de  e  OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. A experiência de formação em serviço em escolas de um município do interior paulista. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.35-46. ISSN 1519-3993.

Este trabalho tem como foco a formação continuada em serviço, oferecida pelas coordenadoras às professoras do primeiro ano do ensino fundamental, em duas escolas da cidade de São Carlos. Investiga, ainda, a compreensão das coordenadoras acerca das estratégias propostas pela Secretaria Municipal para a implantação da política de ampliação do ensino fundamental para nove anos. Participaram do estudo duas coordenadoras pedagógicas de duas unidades escolares diferentes. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com as participantes do estudo, buscando compreender de que maneira ocorreu a formação em serviço das professoras de primeiro ano, no período de implantação do programa. Com base nos depoimentos das coordenadoras, pode-se concluir que existiu uma preocupação em ouvir as professoras, consideradas atoras capazes e comprometidas com as reais necessidades dos alunos, a fim de proporcionar maior flexibilidade e maior participação docente nos processos de mudança e tomada de decisões quanto aos currículos.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de Nove Anos; Formação Continuada de Professores; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )