SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

BIESTA, Gert. Pragmatismo, conhecimento e currículo: para além do objetivismo e do relativismo. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.87-98. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201402.

O presente artigo, apresentado na Conferência de abertura do"VII Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação- Política Educacional do Século XXI: paradoxos, limites epossibilidades", 7-9 de outubro de 2013, Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas, Brasil, discute a questão do currículo ede sua relação com o conhecimento, com a pedagogia e com oconceito de coordenação. O pragmatismo e, de forma maisespecífica, as ideias do filósofo norte-americano John Deweysão o referencial por meio do qual essas questões serãoproblematizadas. A análise aponta para a necessidade de secompreender a relação entre o currículo e o conhecimento deforma pragmática e não relativista, engajada com a resoluçãodos problemas humanos.

Palabras clave : Conhecimento; Currículo; Pragmatismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )