SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Pragmatism, knowledge and the curriculum: Beyond objectivism and relativismContributions to contextualize meritocracy in the teacher policies and cultures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

LOPES, Alice Casimiro. Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.99-104. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201403.

Apresento neste artigo meu diálogo com Gert Biesta sobre as conexões entre conhecimento, poder, currículo e discurso. Defendo que esta forma de pensar não é relativista. A ausência de critérios que finalmente justifiquem de uma vez por todas uma decisão realizada entre diferentes possibilidades de solução para um problema - diferentes opções curriculares, assim como diferentes formas de educar - não é uma razão para que decisões não sejam realizadas. Concordo com Derrida e Laclau que tais decisões são tomadas em um terreno indecidível.

Keywords : Conhecimento; Currículo; Pragmatismo.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )