SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Pragmatismo, conhecimento e currículo: para além do objetivismo e do relativismoAportes para contextualizar la meritocracia en las políticas y culturas docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

LOPES, Alice Casimiro. Mantendo o conhecimento na conversação curricular, porém via discurso: um diálogo com Gert Biesta. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.99-104. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201403.

Apresento neste artigo meu diálogo com Gert Biesta sobre as conexões entre conhecimento, poder, currículo e discurso. Defendo que esta forma de pensar não é relativista. A ausência de critérios que finalmente justifiquem de uma vez por todas uma decisão realizada entre diferentes possibilidades de solução para um problema - diferentes opções curriculares, assim como diferentes formas de educar - não é uma razão para que decisões não sejam realizadas. Concordo com Derrida e Laclau que tais decisões são tomadas em um terreno indecidível.

Palavras-chave : Conhecimento; Currículo; Pragmatismo.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )