SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Contributions to contextualize meritocracy in the teacher policies and culturesThe Education Development Index Basic and the influences of the socioeconomic reality on student achievement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

MARTINS, Fernanda. Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.121-132. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201405.

No presente texto, num primeiro momento, trazemos para discussão a introdução ao campo da educação de tendências gerencialistas. Neste cenário, identificamos, na realidade portuguesa, a partir dos anos noventa, componentes de tais tendências na administração da escola, ainda que combinadas a outras lógicas, designadamente o controle pela tutela sobre as organizações escolares. Para além dessa análise, situada no plano das orientações para a ação, num segundo momento, privilegiamos o plano da ação, e, nesse contexto, procuramos conhecer e refletir sobre as perspectivas dos professores quanto às mudanças ocorridas na gestão da escola. Com esse objetivo, realizamos, em 2006/2007, um conjunto de entrevistas com professores de uma escola pública do ensino secundário. Os seus discursos apontam para uma concepção de gestão de escola sujeita aos princípios da eficácia, eficiência e competição e apontam para a centralidade do órgão de gestão no interior da escola. Apresentamos, apenas a título hipotético, que, a partir dessa centralidade, será mais fácil e operacional a tutela exercer o controle sobre essas organizações.

Keywords : Administração das Escolas; Concentração e Poderes; Gerencialismo; Realidade Portuguesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )