SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Gerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão críticaEducação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

GUINDANI, Evandro Ricardo; KOGA, Yáscara Michele Neves  y  GRENDENE, Francine. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do aluno. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.133-144. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201406.

A presente pesquisa visa contribuir com investigações acerca da realidade socioeconômica das famílias e sua influência no rendimento escolar dos alunos. A problemática deste estudo está focada na relação entre indicadores educacionais e indicadores socioeconômicos. A relação entre o nível socioeconômico familiar e os resultados obtidos pelos alunos da Escola Municipal Ângelo Anzollin no município de Vargem Bonita (SC), na Prova Brasil aponta que a disparidade entre a riqueza produzida no município e o Índice de Desenvolvimento Humano pode ser determinante para o desempenho dos alunos na Prova Brasil e, principalmente, no rendimento escolar. Os resultados da pesquisa contribuíram para compreender que o sucesso ou fracasso escolar do aluno não está ligado apenas ao ambiente e à infraestrutura proporcionada pela escola, tampouco somente à qualificação docente. É necessário um olhar mais apurado às condições familiares, sociais, econômicas e culturais para apreender a complexidade do sucesso e do fracasso escolar. A pesquisa contribuiu para uma reflexão crítica sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica demonstrando que a qualidade de ensino precisa ser problematizada e pensada dentro de uma perspectiva socioeconômica e não apenas pedagógica.

Palabras clave : Escola; Família; IDEB; Realidade Socioeconômica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )