SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do alunoBlogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

FRANCISCO, Marcos Vinicius; MILITAO, Silvio Cesar Nunes; MILITAO, Andréia Nunes  y  PERBONI, Fabio. Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou?. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.145-154. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201407.

A percepção em torno do aumento da visibilidade dos movimentos sociais de afirmação da diversidade é relativamente recente em nossa história. Contudo, a defesa do direito a igualdade e da afirmação das diferenças se consolida a partir da segunda metade do século XX. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental, o artigo analisa essa temática no campo educacional, tendo como objeto a concepção de diversidade presente no Eixo II do Documento-Referência da Conferência Nacional de Educação 2014. Para tanto, discorre sobre a temática e os conceitos subjacentes ao seu entendimento e compara as mudanças em relação ao documento subscrito e o Documento Final da Conferência Nacional de Educação 2010. Assim, fica evidente a emergência de alguns segmentos sociais não contemplados no documento anterior, além da necessidade em se modificar as incipientes políticas públicas destinadas à interlocução entre diversidade e educação, no intento de que possam se efetivar como verdadeiras políticas de Estado.

Palabras clave : CONAE; Diversidade; Movimentos Sociais; Políticas Públicas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )