SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Education and diversity in the educational agenda: From the 2010 to 2014 National Conference on Education, what has changed?Writing during inicial teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

SCHONINGER, Raquel Regina Zmorzenski Valduga  and  SARTORI, Ademilde Silveira. Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.155-163. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201408.

Instituições escolares estão adotando dispositivos de comunicação disponibilizados pela rede que viabilizam propostas pedagógicas que promovem a aprendizagem colaborativa. Este artigo trata das conclusões obtidas pela realização de uma pesquisa documental com a intenção de compreender como a escola básica cria e mantém dispositivos de comunicação com os alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo e interpretativo. O procedimento metodológico consistiu na análise de documentos escritos online: os blogs das Escolas Básicas Municipais. O corpus da pesquisa foi constituído por 24 blogs de escolas básicas da rede municipal de Florianópolis. A partir de suas características interativas, comunicacionais, institucionais e pedagógicas, a análise buscou compreender como as escolas estão propiciando dispositivos que favoreçam a construção de ambiências comunicativas. O blog é um dispositivo de comunicação potencialmente interativo porque permite a coautoria, a troca de papéis entre emissor e receptor, e a mensagem se torna uma construção conjunta entre ambos. A pesquisa verificou a subutilização da característica de interatividade como consequência da maneira pela qual o blog tem sido administrado, com um autor apenas, o que reduz sua capacidade comunicativa e implica a necessidade de desenvolvimento de estratégias para o domínio técnico do dispositivo bem como um maior aprofundamento na compreensão do que vem a ser interatividade. Há a necessidade de se potencializar o ambiente comunicativo na escola, e os blogs têm uma importante contribuição a dar.

Keywords : Ambiência Comunicativa; Aprendizagem Colaborativa; Blog; Comunicação; Ecossistema Comunicativo; Interação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )