SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Educação e diversidade na agenda educacional: da Conferência Nacional de Educação de 2010 a 2014, o que mudou?Escritos de aula na formação inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

SCHONINGER, Raquel Regina Zmorzenski Valduga  y  SARTORI, Ademilde Silveira. Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativa. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.155-163. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201408.

Instituições escolares estão adotando dispositivos de comunicação disponibilizados pela rede que viabilizam propostas pedagógicas que promovem a aprendizagem colaborativa. Este artigo trata das conclusões obtidas pela realização de uma pesquisa documental com a intenção de compreender como a escola básica cria e mantém dispositivos de comunicação com os alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo e interpretativo. O procedimento metodológico consistiu na análise de documentos escritos online: os blogs das Escolas Básicas Municipais. O corpus da pesquisa foi constituído por 24 blogs de escolas básicas da rede municipal de Florianópolis. A partir de suas características interativas, comunicacionais, institucionais e pedagógicas, a análise buscou compreender como as escolas estão propiciando dispositivos que favoreçam a construção de ambiências comunicativas. O blog é um dispositivo de comunicação potencialmente interativo porque permite a coautoria, a troca de papéis entre emissor e receptor, e a mensagem se torna uma construção conjunta entre ambos. A pesquisa verificou a subutilização da característica de interatividade como consequência da maneira pela qual o blog tem sido administrado, com um autor apenas, o que reduz sua capacidade comunicativa e implica a necessidade de desenvolvimento de estratégias para o domínio técnico do dispositivo bem como um maior aprofundamento na compreensão do que vem a ser interatividade. Há a necessidade de se potencializar o ambiente comunicativo na escola, e os blogs têm uma importante contribuição a dar.

Palabras clave : Ambiência Comunicativa; Aprendizagem Colaborativa; Blog; Comunicação; Ecossistema Comunicativo; Interação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )