SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Blogs escolares: dispositivos comunicacionais para a aprendizagem colaborativaA educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de  e  CHALUH, Laura Noemi. Escritos de aula na formação inicial. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.165-173. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201409.

Neste trabalho, socializamos uma prática instituída junto com os nossos alunos, futuros professores: a escrita de acontecimentos vividos na sala de aula. As propostas de escritas que instituímos divergem e não necessariamente seguem pelos mesmos caminhos; o que as unifica é a crença na potencialidade da escrita como processo formativo. A intenção é fazer da utilização de um caderno individual ou de um caderno coletivo de registros ou de um relatório de final de curso um lócus de registro e de interlocução (consigo mesmo, com o experienciado, com ou outro). A escrita é, ao mesmo tempo, o objeto e a prática de formação. Essas práticas de escrita apresentam-se como campo fértil de interlocução: quem diz o quê, para quem, como, em que se inspira, a que vínculos (nos) remete? O estudo da produção escrita de alunos universitários pode trazer contribuições para o campo das pesquisas autobiográficas tendo como suportes e conteúdos a escrita como fonte material de estudo.

Palavras-chave : Escrita; Formação Inicial; Interlocução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )