Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista de Educação PUC-Campinas
versão impressa ISSN 1519-3993
Resumo
ALMEIDA, José Guilherme de Andrade; MORAES, Ana Beatriz Lago e FERREIRA, Eliana Lúcia. A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.175-182. ISSN 1519-3993. https://doi.org/10.1590/edpuc19n2014010.
As relações de poder entre os indivíduos, sociedade e Estado tem desestabilizado o papel da educação física na escola, resultando em ações como a resolução nº 2.253/13 em Minas Gerais, que retira do professor de educação física a responsabilidade sobre seu componente curricular do 1º ao 5º ano. No desejo de elucidar os processos sociais que legitimam essa ação, utilizando como método a reunião sistemática e crítica de material bibliográfico pertinente à identidade e prática da educação física no cotidiano escolar, delineamos uma proposta de identidade, e discutimos sua prática, evidenciando uma configuração identitária biológica e sociocultural não contemplada quando ministrada pelo professor regente de turma. Concluímos que o Estado não tem se preocupado em identificar as defasagens geradas por suas políticas públicas, exigindo maior coesão entre os professores de educação física para reivindicar a posição de atores educacionais essenciais no desenvolvimento integral dos educandos.escrita de alunos universitários pode trazer contribuições para o campo das pesquisas autobiográficas tendo como suportes e conteúdos a escrita como fonte material de estudo.
Palavras-chave : Educação física Escolar; Ensino Fundamental; Políticas Públicas.