SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Physical education in the first years of elementary school: The outsider role of curricular component and the teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

NUNES, Daniel de Freitas  and  SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Currículo e formação inicial de professores em ciências humanas: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.183-194. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n2014011.

O presente trabalho propôs analisar o currículo do curso de licenciatura plena em História da Universidade Federal do Tocantins, situada na região norte do Brasil. Para tal, compararam-se o currículo atualmente vigente e o currículo anterior, assim como suas estruturas e componentes disciplinares, além do perfil socioeconômico dos ingressantes do curso. A partir do referencial de diferentes teóricos do currículo e da formação inicial de professores, observa-se que houve uma considerável redução de carga horária, o que incorre em um aligeiramento teórico da formação e, ao mesmo tempo, em no seu engessamento às exigências normativas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que, no caso do currículo analisado, correspondem a 49% da carga horária. Conclui-se que o currículo em vigência intenta em uma formação tecnicista de caráter proletarizante e teoricamente comprometida.

Keywords : Currículo; Formação de Professores; Licenciaturas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )