SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2A educação física no ensino fundamental primeiro segmento: o papel outsider do componente curricular e do seu professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

NUNES, Daniel de Freitas  y  SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Currículo e formação inicial de professores em ciências humanas: um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.183-194. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n2014011.

O presente trabalho propôs analisar o currículo do curso de licenciatura plena em História da Universidade Federal do Tocantins, situada na região norte do Brasil. Para tal, compararam-se o currículo atualmente vigente e o currículo anterior, assim como suas estruturas e componentes disciplinares, além do perfil socioeconômico dos ingressantes do curso. A partir do referencial de diferentes teóricos do currículo e da formação inicial de professores, observa-se que houve uma considerável redução de carga horária, o que incorre em um aligeiramento teórico da formação e, ao mesmo tempo, em no seu engessamento às exigências normativas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que, no caso do currículo analisado, correspondem a 49% da carga horária. Conclui-se que o currículo em vigência intenta em uma formação tecnicista de caráter proletarizante e teoricamente comprometida.

Palabras clave : Currículo; Formação de Professores; Licenciaturas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )