SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Educação física escolar, esportes e normalização: o dispositivo de gênero e a regulação de experiências corporais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira  e  SANTOS, Luciano Pereira dos. Diversidade sexual e docência na produção do Grupo de Trabalho 23 da ANPEd (2004/2011). Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.195-204. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201401.

Apresentam-se resultados de um estado da arte da produção sobre gênero e sexualidades publicada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, focada, no caso deste artigo, em análises relatadas no Grupo de Trabalho 23 (Gênero, Sexualidade e Educação) sobre os posicionamentos docentes relativos à diversidade sexual na escola. O corpus documental desta pesquisa compreende o período de 2004 a 2011. Os estudos selecionados retratam um cenário no qual o posicionamento docente, no que tange às manifestações de homoafetividade ou de homofobia no ambiente escolar, configura-se como instável e empenhado em manter os conceitos heteronormativos de relações sexuais e afetivas.

Palavras-chave : ANPEd; Diversidade sexual; Homofobia; Pesquisa bibliográfica; Produção científica; Trabalho docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )