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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

CAMPOS, Patrícia Lemos  y  SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Modos de ensinar e aprender a ser menina e a ser menino. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.215-225. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201403.

A Caderneta de Saúde do Adolescente constitui material de uma das ações de política pública do Ministério da Saúde em parceira com o Ministério da Educação no Brasil voltada para a vida do adolescente. Objetiva apoiar meninos e meninas naquilo que os órgãos oficiais responsáveis por sua produção denominam de fase de mudanças e descobertas próprias da adolescência. Neste artigo, parte de uma dissertação, apresentam-se a análise da caderneta, seu efeito na vida dos/as adolescentes e o que eles e elas compreendem sobre sexualidade. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos de sexualidade, gênero e educação e na perspectiva de discurso e sexualidade a partir das obras de Michel Foucault. Os resultados indicam que a caderneta reproduz discursos que reafirmam a visão essencializada da sexualidade e do gênero e não considera, em seus textos e imagens, a diversidade sexual e de gênero. Tais discursos são reverberados nas falas dos/as adolescentes participantes da pesquisa.

Palabras clave : Caderneta de saúde; Gênero; Sexualidade.

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