SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Modos de ensinar e aprender a ser menina e a ser meninoEscola de tempo integral na visão de algumas famílias: entre o ideal e o real índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicas. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.227-237. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201404.

Apresentam-se os resultados de pesquisa qualitativa e exploratória feita através do acompanhamento do cotidiano escolar (durante 2008) de uma turma de primeiro ano de uma escola privada do município de Campinas (SP), Brasil. Os objetivos do trabalho foram identificar (i) as práticas pedagógicas operacionalizadas no cotidiano escolar, (ii) as formas pelas quais a professora valoriza o desenvolvimento da imaginação das crianças e (iii) as estratégias utilizadas para a inter-relação entre processos imaginativos e cognitivos sem que se percam suas especificidades. Análises sobre as práticas pedagógicas evidenciaram possibilidades de experiência bem-sucedida na articulação entre imaginação e cognição, habitualmente consideradas processos antagônicos. Os resultados permitem, também, levantar problematizações quanto a repercussões de práticas pedagógicas que privilegiam a imaginação no enriquecimento de brincadeiras de faz-de-conta. São debatidas, por fim, possibilidades de replicação deste projeto no sistema público.

Palabras clave : Cognição; Imaginação; Práticas pedagógicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )