SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Imaginar, calcular, ressignificar: articulações entre imaginação e cognição em práticas pedagógicasA afetividade no processo de orientação de pesquisa científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

GLORIA, Dília Maria Andrade. Escola de tempo integral na visão de algumas famílias: entre o ideal e o real. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.239-247. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201405.

Este artigo buscou investigar se a implantação do tempo integral numa escola pública de referência propiciou um melhor desempenho escolar dos alunos segundo suas famílias, bem como contribuir para a discussão e a avaliação de políticas públicas no país. A metodologia consistiu em um estudo qualitativo que fez uso de entrevistas semiestruturadas junto a mães de alunos, observação do cotidiano escolar e análise documental. Constatou-se que as famílias, em especial as da camada da classe média, têm muitas críticas à proposta de tempo integral devido à percepção de que os filhos ficam muito cansados e ao fato de que as mudanças curriculares priorizaram as atividades esportivas em prejuízo do conteúdo dito escolar e da educação cultural discente. Essas famílias avaliam ainda que, para a implantação do tempo integral firmar-se como um tempo-espaço de formação cidadã, garantindo o direito à educação para todos os alunos, o ideal se encontra longe da realidade.

Palavras-chave : Direito à educação; Educação de qualidade; Escola de tempo integral; Relação família-escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )