SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Escola de tempo integral na visão de algumas famílias: entre o ideal e o real índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

NOGUEIRA, Bruna Mazzer  y  LEITE, Sérgio Antônio da Silva. A afetividade no processo de orientação de pesquisa científica. Educ. Puc. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.249-259. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc19n201406.

O presente texto é baseado em uma pesquisa cujo objetivo foi descrever e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma orientadora de pesquisa científica, que tiveram impactos afetivos positivos na relação que se estabeleceu entre sua orientanda e as próprias práticas de pesquisa realizadas. As bases teóricas fixam-se na área da Psicologia, principalmente em Vigotski e Wallon. A análise agrupou os relatos do sujeito em núcleos temáticos relacionados às características relevantes da orientadora e do processo de orientação por ela desenvolvido. Dessa forma, foi possível identificar os impactos positivos da mediação pedagógica realizada pela orientadora em relação ao sujeito, com o possível estabelecimento de uma relação afetivamente positiva entre o sujeito e seu objeto de conhecimento, no caso, a prática da pesquisa. A discussão dos dados obtidos foi realizada com base na abordagem teórica assumida. A pertinência do estudo se firma na escassez de pesquisas sobre o tema e no reconhecimento da importância da questão da afetividade nos processos de mediação.

Palabras clave : Afetividade; Educação; Pesquisa científica; Psicologia; Vigotski; Wallon.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )