SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Social responsibility in basic and higher education: An approach for Latin-AmericaWays of knowing in special education: Diagnosis as shield and list author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

BERTI, Andreza Oliveira. Reflexões pedagógicas sobre o cinema. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.41-49. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.122015/edupuc377112854.

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a potência pedagógica do cinema, com o objetivo de relacionar dois gestos cinematográficos: o ver e o fazer. Com relação ao gesto ver, parte-se do conceito de espectador emancipado de Jacques Rancière como disparador de análises e debates. Na medida em que se realiza a aproximação entre os estudantes e a diversidade de filmografias produzidas ao longo da história do cinema, propicia-se uma interlocução com as escolhas políticas, éticas e estéticas dos cineastas. No processo de fazer filmes, aposta-se nas três operações intelectuais sugeridas pelo professor Alain Bergala - eleger, dispor e atacar -, as quais se atravessam e conversam entre si durante a filmagem. Através de uma revisão de literatura que dialoga tanto com o campo cinematográfico quanto com o campo educacional, buscou-se apresentar experiências audiovisuais que podem ampliar as atividades desenvolvidas com o material cinematográfico em sala de aula.

Keywords : Arte cinematográfica; Cinema; Educação; Sala de aula.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )