SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Responsabilidad social en la educación básica y superior: una perspectiva desde el espacio iberoamericanoFormas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

BERTI, Andreza Oliveira. Reflexões pedagógicas sobre o cinema. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.41-49. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.122015/edupuc377112854.

Esse artigo tem como objetivo refletir sobre a potência pedagógica do cinema, com o objetivo de relacionar dois gestos cinematográficos: o ver e o fazer. Com relação ao gesto ver, parte-se do conceito de espectador emancipado de Jacques Rancière como disparador de análises e debates. Na medida em que se realiza a aproximação entre os estudantes e a diversidade de filmografias produzidas ao longo da história do cinema, propicia-se uma interlocução com as escolhas políticas, éticas e estéticas dos cineastas. No processo de fazer filmes, aposta-se nas três operações intelectuais sugeridas pelo professor Alain Bergala - eleger, dispor e atacar -, as quais se atravessam e conversam entre si durante a filmagem. Através de uma revisão de literatura que dialoga tanto com o campo cinematográfico quanto com o campo educacional, buscou-se apresentar experiências audiovisuais que podem ampliar as atividades desenvolvidas com o material cinematográfico em sala de aula.

Palabras clave : Arte cinematográfica; Cinema; Educação; Sala de aula.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )