SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Pedagogical reflections on cinemaShadow education and education crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993

Abstract

VASQUES, Carla Karnoppi. Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.51-59. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.122015/edupuc377112855.

O presente texto tem por tema as relações entre saúde e educação. Por recorte, aborda o diagnóstico psicopatológico e seus efeitos no atual conhecimento em educação especial. A partir do diálogo com o livro de Umberto Eco, A vertigem das Listas, compreende-se que as racionalidades oscilam entre uma lógica circular - na qual a nomeação espelha o real que ela diz revelar -, e uma lógica não-toda, ou seja, na impossibilidade de tudo saber, só resta listar, catalogar, enumerar. São diferentes posições enunciativas que imprimem percursos escolares também diversos, cifrando destinos distintos para o conhecimento produzido em educação especial, bem como para alunos, escolas e professores.

Keywords : Diagnóstico; Educação especial; Lógica diagnóstica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )