SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Formas de conhecer em educação especial: o diagnóstico como escudo e lista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993

Resumen

GRANDI, Suzete. Explicações na sombra e crise na formação. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.61-66. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.122015/edupuc377112856.

A metáfora "educação na sombra" vem sendo utilizada na área da educação para denunciar a existência de um sistema educacional que existe na sombra do sistema formal de ensino. O mercado das explicações tem crescido nos últimos anos: é um fenômeno que aparece em quase todo o mundo e que tende a se expandir. Além de denunciar possíveis deficiências no papel da escola e a crescente lógica mercadológica presente no processo de formação, a emergência do sistema educativo na sombra também revela a desvalorização que a noção de formação adquiriu nos últimos anos. É possível, então, relacionar o atual esvaziamento no modo de compreender a formação no ensino superior com esse mercado sombrio de explicações? O presente artigo tem por objetivo tematizar possíveis convergências entre o mercado das explicações e o empobrecimento no modelo atual de formação no ensino superior, fortemente baseado em habilidades e competências. Trata-se de um estudo bibliográfico que discute sobre o mercado das explicações, articulando a esse tema reflexões sobre a noção de formação. Para discutir esse conceito, o termo Bildung é revisitado.

Palabras clave : Competências; Educação na sombra; Formação no ensino superior; Habilidades.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )