SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A escrita de lidena alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.67-79. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201501.

O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar.

Palavras-chave : Êxito escolar; Famílias; Pais professores; Práticas educativas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )