SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Good student, good son : Tension between the construction of self and school success in families of teacher-parentsTransdisciplinarity as the foundation to develop elementary school teachers' knowledge for quality education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

SOARES, Raquel Pereira  and  ARENA, Adriana Pastorello Buim. A escrita de lidena alfabetização. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.81-93. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201502.

O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.

Keywords : Ação docente; Aprendizagem da escrita; Prática pedagógica; Trabalho em duplas..

        · abstract in English     · text in Portuguese