SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professoresTransdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

SOARES, Raquel Pereira  y  ARENA, Adriana Pastorello Buim. A escrita de lidena alfabetização. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.81-93. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201502.

O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.

Palabras clave : Ação docente; Aprendizagem da escrita; Prática pedagógica; Trabalho em duplas..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués