SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Bom aluno, bom filho: a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professoresTransdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

SOARES, Raquel Pereira  e  ARENA, Adriana Pastorello Buim. A escrita de lidena alfabetização. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.81-93. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201502.

O tema proposto para esta reflexão aborda o ensino da escrita e da leitura a partir de um gênero textual, a notícia, mais especificamente uma de suas partes constituintes: o lide. O artigo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de produções escritas de quatro duplas de crianças entre seis e oito anos matriculadas no segundo ano do ensino fundamental em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Os dados apresentados são resultados de observações, de entrevistas e de um plano de ação realizados em 2012, durante uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma sequência didática com o objetivo de promover mudanças nos sujeitos pesquisados e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e de aprender a escrever no ensino fundamental. Ao propor às crianças a escrita do lide, foi possível perceber que, além de se envolverem na prática da escrita dos textos, conseguiram produzir com autonomia uma parte da estrutura composicional do gênero notícia. A escrita em duplas propiciou as trocas de saberes entre as crianças, aprendizagem de estratégias de leitura e de escrita e a convivência social.

Palavras-chave : Ação docente; Aprendizagem da escrita; Prática pedagógica; Trabalho em duplas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português