SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educaçãoA gestão de um sistema de ensino recontextualizada a partir do planejamento estratégico participativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda Tavares; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; TONUS, Daniela  y  VARGAS, Thaíse Lopes Grigolo de. Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da Saúde. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.107-115. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201504.

Este artigo é decorrente da pesquisa "Os movimentos da docência superior: especificidades nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência na atuação docente". Buscou-se analisar as dificuldades encontradas na prática docente de nove professores da área da saúde de uma instituição de ensino superior pública. Para tanto, utilizaram-se dados encontrados nas entrevistas narrativas referentes a um dos eixos norteadores da entrevista: Área do saber acadêmico em ação, e trata, mais especificamente, do indicador dificuldades encontradas na docência. Os resultados evidenciaram desafios inerentes à carreira, tais como: formação pedagógica; falta de prática profissional no início da carreira docente; professor como reprodutor do conhecimento; novo perfil de estudantes e inovações tecnológicas; administração dos valores éticos e morais; solidão pedagógica. Considera-se a necessidade de investimentos por parte da instituição e do corpo docente na busca de aperfeiçoamento e superação dos desafios impostos.

Palabras clave : Área de saúde; Desenvolvimento profissional docente; Docência em saúde; Docência universitária; Ensino superior; Prática docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )