SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Entre conhecimentos específicos e pedagógicos: dificuldades encontradas em docentes da área da SaúdeA construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

GODOY, Eliete Aparecida de  y  ALMEIDA, Alessandra Rodrigues de. A gestão de um sistema de ensino recontextualizada a partir do planejamento estratégico participativo. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.117-126. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201505.

Desde o final do século XX, muito se tem escrito sobre o fenômeno da gestão democrática da escola, que ganhou forma pela primeira vez no Brasil com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. Usualmente, a gestão democrática e participativa tem focado a participação de pais, comunidade, professores e estudantes na vida administrativa da escola e na discussão e elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, porém ainda é pouco explorada pelos sistemas de ensino. Neste texto, apresentamos um relato de experiência e discutimos o Planejamento Estratégico Participativo como elemento essencial de estruturação da gestão democrática no âmbito do sistema educacional e também das escolas, bem como alguns de seus resultados. Apoiadas em autores como Boaventura S. Santos e Leonardo Avritzer, Heloísa Lück, Carlos Matus, Djalma P. R. Oliveira, Sofia L. Vieira, Vitor H. Paro, Moacir Gadotti e Gilnei L. Moura, as autoras, por meio deste texto, pretendem contribuir para o debate da gestão democrática na educação pública. O processo de recontextualização da gestão educacional demonstrou que atividades como a reorganização das estruturas administrativas e práticas participativas trazem maior envolvimento dos atores, avaliação e discussão dos problemas e desafios vivenciados, o que permite a visibilidade de aspectos relevantes para implementação das políticas educacionais locais.

Palabras clave : Gestão democrática; Planejamento estratégico; Planejamento participativo; Políticas educacionais..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )