SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A gestão de um sistema de ensino recontextualizada a partir do planejamento estratégico participativoA educação comparada e a didática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores?. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.127-142. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201506.

O propósito deste artigo é entender, por meio da análise da literatura norte-americana sobre o tema, como o individualismo vem sendo construído histórica e socialmente como uma das marcas mais fortes e mais resistentes da identidade docente e discutir algumas possibilidades para a construção da colaboração e da solidariedade como novas funcionalidades da identidade dos professores. Discutem-se questões como as seguintes: Por que o individualismo é uma das marcas mais fortes e mais resistentes da identidade docente? Como essa marca foi construída historicamente e socialmente? Existe alguma possibilidade para a construção da colaboração e da solidariedade como novas funcionalidades da identidade dos professores? O "ethos" da ocupação, a estrutura "celular" das escolas, a formação docente, a carreira profissional, bem como as relações que se estabelecem entre os professores e os "outros" nas escolas são aspectos que nos ajudam a compreender como esse fenômeno acontece. Ao final, o texto apresenta algumas ideias de como transcender fronteiras tradicionais da identidade dos professores.

Palabras clave : Construção da identidade; Formação de professores; Individualismo; Pesquisa colaborativa; Profissão docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )