SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A educação comparada e a didáticaEducação e cidadania no Brasil: exploração e recorrências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

NOGARO, Arnaldo  e  EIDT, Paulino. Ética e prática educativa na sociedade líquida. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.155-165. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201508.

O presente artigo resulta de reflexões e ponderações acerca do compromisso ético do educador na e para com a educação na sociedade líquida pós-moderna. Alentados pelo pensamento de autores e teóricos, como Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Aristóteles, Alípio Casali, Paulo Freire, entre outros, procuramos tematizar a tarefa ética do educador do século XXI, demonstrando a urgência do cultivo de virtudes que possam sustentar o trabalho do professor em uma sociedade onde nada é feito para durar: tudo é feito para esvair-se, ser derrogado, depreciado na fluidez e na liquidez em que vivemos. Para cumprir o objetivo do texto, estruturamo-lo em três eixos básicos: Tratando da ética e seus contornos; Ética e sociedade líquida: o que permanece? Educar e educar-se para a prática da virtude. Concluímos apontando uma possível direção para que se concretize o compromisso ético do professor.

Palavras-chave : Ética; Sociedade líquida; Valores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )