SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Educação e cidadania no Brasil: exploração e recorrências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

LIMA, Norma Silvia Trindade de. Psicodrama: um modo de agenciar ao fazer pesquisa em educação sociocomunitária. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.177-186. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.1590/edpuc20n201510.

Pretende-se, neste ensaio, destacar a contribuição da metodologia sociopsicodramática para o universo da educação sociocomunitária. O texto apresenta o psicodrama como um dispositivo de pesquisa e de produção de saberes, numa interlocução com o pensamento filosófico contemporâneo de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault e os conceitos de produção de subjetividade, modos de subjetivação, processos de singularização e devir. A metodologia sociopsicodramática explora a ação dramática como estratégia de questionamento do instituído, potencializando diálogos, ao convocar os sujeitos envolvidos a protagonizar seus problemas e/ou conflitos, a fim de que a autoria, a criação coletiva, os novos fluxos e devires possam emergir. Ao investigar, interfere, podendo ensejar processos de singularização e inclusão nos cenários sociais, campo micropolítico, dinamizado por valores, sentidos e significados que subjazem critérios de inclusão e exclusão, socioculturalmente construídos e compartilhados.

Palavras-chave : Educação sociocomunitária; Inclusão; Pesquisa; Psicodrama; Subjetividade..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )