SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Promoção da autorregulação da aprendizagem na universidade: percepção do impacto de uma disciplina eletiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

LUGLE, Andreia Maria Cavaminami  y  MELLO, Suely Amaral. Produção de sentido para a linguagem escrita e formação da atitude leitora/autora. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.187-199. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.0000/edpuc.2015.203.187.

O artigo discute o sentido que as crianças atribuem à linguagem escrita na escola. Nessa perspectiva, fundamentamo-nos na teoria da atividade de Alexis Leontiev, que defende a necessidade de um sentido para a atividade de escrita coincidente com a função social da escrita como condição para a efetiva apropriação dessa linguagem. As referências orais dos professores da Educação Infantil, a observação e as entrevistas com alunos dos anos iniciais foram utilizadas como procedimentos neste artigo. Refletimos sobre vivências que podem promover condições adequadas à formação da atitude leitora e autora nas crianças e apontamos para uma necessária separação entre o trabalho com a cultura escrita na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, como dois movimentos distintos, ainda que complementares: a inserção das crianças pequenas nas formas mais elaboradas da cultura escrita na Educação Infantil e a apropriação da técnica pelas crianças do Ensino Fundamental.

Palabras clave : Cultura Escrita; Produção de Sentidos; Teoria Histórico-Cultural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )