SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Teaching knowledge: Establishing guidelines to innovate educational practicesDeaf college students: Discourse and teaching practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  and  ESQUINSANI, Valdocir Antonio. Cultura profissional e formação docente continuada: um estudo de caso. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.241-249. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.0000/edpuc.2015.203.241.

Considerando a aprendizagem como princípio de cultura profissional docente, discutem-se algumas ações de formação continuada para professores. Para tanto, detalham-se repercussões de eventos voltados para a formação de professores, problematizando a vinculação desses eventos com a cultura profissional inerente à docência. Este trabalho é parte de uma pesquisa documental, com dados coletados em uma rede pública municipal de ensino, no interior do Rio Grande do Sul, ao longo de dezoito anos (1997-2014). Os dados permitem o debate sobre a aprendizagem e a cultura profissional dos professores e levam a concluir que a formação continuada é um princípio de cultura profissional e traz a discussão sobre a aprendizagem do ponto de vista de quem tem a função de ensinar.

Keywords : Aprendizagem; Cultura Profissional; Ensino público; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )