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Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  y  ESQUINSANI, Valdocir Antonio. Cultura profissional e formação docente continuada: um estudo de caso. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.241-249. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.0000/edpuc.2015.203.241.

Considerando a aprendizagem como princípio de cultura profissional docente, discutem-se algumas ações de formação continuada para professores. Para tanto, detalham-se repercussões de eventos voltados para a formação de professores, problematizando a vinculação desses eventos com a cultura profissional inerente à docência. Este trabalho é parte de uma pesquisa documental, com dados coletados em uma rede pública municipal de ensino, no interior do Rio Grande do Sul, ao longo de dezoito anos (1997-2014). Os dados permitem o debate sobre a aprendizagem e a cultura profissional dos professores e levam a concluir que a formação continuada é um princípio de cultura profissional e traz a discussão sobre a aprendizagem do ponto de vista de quem tem a função de ensinar.

Palabras clave : Aprendizagem; Cultura Profissional; Ensino público; Formação de Professores.

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