SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Autorregulação da aprendizagem: abordagens e desafios para as práticas de ensino em contextos educativosProjeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

SANTOS, Ana Cristina Bortoli Hildebrando dos  e  TREVISO, Maria Teresa Ceron. A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educação. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.19-29. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016029.

O desenvolvimento moral do aluno é resultante de um processo. A escola e os profissionais que nela atuam possuem papel relevante nesse processo, pois se acredita que, por meio da convivência nos diferentes espaços e das experiências vividas na escola, o aluno constrói conceitos relativos à sua moral. Este artigo objetiva analisar as concepções de profissionais que atuam na rede municipal de ensino de municípios localizados na região do Planalto Sul catarinense sobre como educar moralmente, bem como sobre as práticas e os desafios em relação a esse processo. A base empírica deste artigo é uma investigação de cunho exploratório e de natureza qualitativa. Como procedimento de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. A partir dos dados coletados, observou-se que os profissionais pesquisados atribuem importância ao seu papel na construção moral dos alunos, preocupam-se com sua prática pedagógica e a organizam por meio de várias estratégias, considerando essa construção.

Palavras-chave : Desenvolvimento da Consciência Moral; Educação Moral; Escola; Profissionais da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )