SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A escola e o desenvolvimento moral do aluno: concepções, práticas e desafios dos profissionais da educaçãoTrabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

BARBOSA, José Márcio Silva  e  MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de. Projeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolares. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.31-43. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016043.

O presente trabalho busca compreender em que medida a reelaboração do Projeto Político-Pedagógico tem propiciado transformações da prática pedagógica no contexto da gestão escolar. Os dados foram coletados por meio de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, com o propósito de discutir as temáticas com gestores cursistas, na Sala Ambiente Virtual, particularmente da disciplina Projeto Vivencial, que integra o conteúdo programático e formativo do curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Escolar. Os resultados parecem ainda indicar que, apesar dos limites e muitos desafios encontrados nos fazeres pedagógicos, é possível que a interlocução entre teoria e prática em uma perspectiva de formação continuada voltada aos gestores escolares esteja sendo incorporada às práticas de gestão. Observou-se, em linhas gerais, que é por meio do Projeto Político-Pedagógico que a gestão escolar ganha sentido de sua existência e constitui o componente central nas práticas pedagógicas expressas nas concepções de gestores escolares que atuam na/sobre a escola.

Palavras-chave : Formação Profissional; Gestão Escolar; Práticas Pedagógicas; Projeto Político-Pedagógico; Projeto Vivencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )