SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Projeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolaresFormação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

CAMARGO, Evani Andreatta Amaral; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar  y  FREITAS, Ana Paula de. Trabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.45-57. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016057.

Esta pesquisa, fundamentada na perspectiva colaborativa, tem como objetivo criar espaço para discussão sobre práticas pedagógicas e buscar caminhos para superar as dificuldades vivenciadas por professores, no trabalho educacional, junto aos seus alunos com deficiência. Foram realizados encontros com 21 professores do ensino fundamental de uma escola pública. Identificou-se que os professores refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos com deficiência, quando há espaço para isso. O estudo de questões teóricas relacionadas às práticas pedagógicas possibilitou, aos docentes, aprofundamento sobre o próprio trabalho. Entretanto, o modo como a escola está organizada e as suas variadas demandas constituem desafios à proposta de formação docente colaborativa. Aponta-se a contribuição da perspectiva Histórico-cultural para se compreender o aluno com deficiência em seu processo de desenvolvimento, considerando as dimensões cultural e semiótica do funcionamento humano.

Palabras clave : Aluno com Deficiência; Educação Inclusiva; Formação Docente; Pesquisa Colaborativa; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )