SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Projeto Político-Pedagógico: transformações da prática pedagógica no discurso de gestores escolaresFormação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

CAMARGO, Evani Andreatta Amaral; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar  e  FREITAS, Ana Paula de. Trabalho docente no contexto da inclusão: formação continuada com enfoque colaborativo. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.45-57. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016057.

Esta pesquisa, fundamentada na perspectiva colaborativa, tem como objetivo criar espaço para discussão sobre práticas pedagógicas e buscar caminhos para superar as dificuldades vivenciadas por professores, no trabalho educacional, junto aos seus alunos com deficiência. Foram realizados encontros com 21 professores do ensino fundamental de uma escola pública. Identificou-se que os professores refletem sobre o processo de ensino e aprendizagem de seus alunos com deficiência, quando há espaço para isso. O estudo de questões teóricas relacionadas às práticas pedagógicas possibilitou, aos docentes, aprofundamento sobre o próprio trabalho. Entretanto, o modo como a escola está organizada e as suas variadas demandas constituem desafios à proposta de formação docente colaborativa. Aponta-se a contribuição da perspectiva Histórico-cultural para se compreender o aluno com deficiência em seu processo de desenvolvimento, considerando as dimensões cultural e semiótica do funcionamento humano.

Palavras-chave : Aluno com Deficiência; Educação Inclusiva; Formação Docente; Pesquisa Colaborativa; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )