SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Continuing education for the physical education teacher aiming school inclusionResearcher training and Graduate Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

TORRA, Carlos Henrique Martins; MARTINS, Pura Lúcia Oliver  and  VANZO, Adriane. A formação docente no espaço escolar em sua concepção colaborativa de conhecimento. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.75-87. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016087.

O presente trabalho origina-se de um estudo teórico-prático acerca da concepção formativa de um grupo de docentes em um colégio da cidade de Curitiba (PR). O núcleo reflexivo incide sobre as concepções que alicerçaram o modelo formativo docente no Brasil, bem como a análise da opção epistemológico-formativa da área de Filosofia e Sociologia no colégio lócus da pesquisa. Utilizando o Método Dialético como referencial, foram analisadas as produções dos docentes sobre a concepção teórico-prática, no que tange à questão formativa que prevê uma dialogia permanente entre reflexão/colaboração/produção coletiva. A finalidade, com isso, foi compreender e verificar como a proposta de formar e reformar a prática, por meio do conhecimento sistematizado pelo grupo, de modo colaborativo, tendo a escola como espaço privilegiado de formação de professores, reflete nas ações pedagógicas do grupo docente. O estudo fundamenta-se no posicionamento teórico de Edgar Faure, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Ilma Veiga, Carlos Marcelo, Edgar Morin e Pura Lúcia Martins, que indicam um tipo de formação continuada que considera os saberes práticos gestados na escola. A trajetória percorrida aponta para uma ressignificação dos conteúdos tradicionais e ortodoxos da área estudada.

Keywords : Conhecimento; Ensino de Filosofia; Formação Continuada; Grupo Colaborativo; Sociologia e Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )