SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Formação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolarA formação do pesquisador e a Pós-Graduação em Educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

TORRA, Carlos Henrique Martins; MARTINS, Pura Lúcia Oliver  e  VANZO, Adriane. A formação docente no espaço escolar em sua concepção colaborativa de conhecimento. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.75-87. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016087.

O presente trabalho origina-se de um estudo teórico-prático acerca da concepção formativa de um grupo de docentes em um colégio da cidade de Curitiba (PR). O núcleo reflexivo incide sobre as concepções que alicerçaram o modelo formativo docente no Brasil, bem como a análise da opção epistemológico-formativa da área de Filosofia e Sociologia no colégio lócus da pesquisa. Utilizando o Método Dialético como referencial, foram analisadas as produções dos docentes sobre a concepção teórico-prática, no que tange à questão formativa que prevê uma dialogia permanente entre reflexão/colaboração/produção coletiva. A finalidade, com isso, foi compreender e verificar como a proposta de formar e reformar a prática, por meio do conhecimento sistematizado pelo grupo, de modo colaborativo, tendo a escola como espaço privilegiado de formação de professores, reflete nas ações pedagógicas do grupo docente. O estudo fundamenta-se no posicionamento teórico de Edgar Faure, António Nóvoa, Francisco Imbernón, Ilma Veiga, Carlos Marcelo, Edgar Morin e Pura Lúcia Martins, que indicam um tipo de formação continuada que considera os saberes práticos gestados na escola. A trajetória percorrida aponta para uma ressignificação dos conteúdos tradicionais e ortodoxos da área estudada.

Palavras-chave : Conhecimento; Ensino de Filosofia; Formação Continuada; Grupo Colaborativo; Sociologia e Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )