SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Inclusive bilingual education of deaf children: An analysis of education and language policiesEducators in non-school settings: Prospects, barriers, and the possibility of working in companies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

CAMPOS, Patrícia Regina Infanger  and  ARAGAO, Ana Maria Falcão de. A coordenadora pedagógica e a formação docente: possíveis estratégias de atuação. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.179-191. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016016.

Este trabalho discute a formação docente com foco no desenvolvimento do trabalho da coordenadora pedagógica. A literatura destaca que a atuação dessa profissional pode contribuir para a formação de professores no cotidiano escolar. Partindo da experiência na atuação do cargo de coordenação pedagógica e com base nos resultados da pesquisa de mestrado, este texto tem como objetivos discutir aspectos que envolvem a ação cotidiana da coordenadora pedagógica no espaço escolar e apresentar algumas possibilidades de estratégias planejadas com a finalidade de promover a formação docente. Isso a partir de uma perspectiva em que a pesquisadora assume o próprio trabalho como fonte de pesquisa.

Keywords : Coordenação pedagógica; Estratégias de formação; Formação continuada; Formação docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )