SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A coordenadora pedagógica e a formação docente: possíveis estratégias de atuaçãoA afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 2318-0810versão On-line ISSN 1519-3993

Resumo

GONCALVES, Josiane Peres  e  CORREA, Ana Maria. O pedagogo em âmbitos não escolares: perspectivas, entraves e possibilidade de atuação em empresas. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.193-209. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016015.

O objetivo deste estudo é analisar as perspectivas, entraves e possibilidade de atuação do pedagogo em empresas. Além de abordagem teórica sobre atuação do pedagogo em espaços não escolares, bem como em empresas, foi realizada uma pesquisa documental, fundamentada em: produções científicas publicadas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; documentos oficiais, como projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e editais de concurso. Os resultados indicam que a atuação do pedagogo em contextos não escolares é uma realidade, no entanto a temática é pouco significativa no meio científico. Apesar do pedagogo ter subsídios legais para a atuação nesses espaços, a academia não consegue abarcar toda essa flexibilidade. Constatou-se que a possibilidade desse profissional atuar em ambiente empresarial é remota, porque as vagas são mínimas e os conteúdos exigidos em concursos não estão contemplados nos currículos dos cursos de formação inicial.

Palavras-chave : Educação não escolar; Pedagogia empresarial; Pedagogo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )