SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Educators in non-school settings: Prospects, barriers, and the possibility of working in companiesThe game of chess and playful learning for adolescents in socioeducational environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

MURGO, Camélia Santina; ALVES, Wagner Aparecido  and  FRANCISCO, Marcos Vinicius. A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.211-220. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016014.

Esta pesquisa verificou como os alunos de um curso de graduação em Pedagogia concebem a afetividade em sala aula e avaliam a abordagem da mesma na formação inicial. Participaram 25 estudantes do segundo e terceiro anos de uma instituição particular de uma cidade do interior de São Paulo. O estudo é qualitativo de cunho fenomenológico. Na coleta de dados utilizou-se um questionário composto de perguntas abertas e, para a análise, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Ao descreverem a afetividade, os participantes reportaram-se a sentimentos relacionados à afeição e à interação entre as pessoas. Ressaltaram que uma relação afetiva em sala de aula pode ser favorável ou não para que os alunos tenham êxito no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, porque a dimensão afetiva de um professor extrapola a dinâmica das relações interpessoais, ao abarcar, inclusive, seus posicionamentos e ações na práxis-pedagógica. Por fim, destacaram a importância da afetividade na relação educativa desde a formação inicial.

Keywords : Afeto; Pedagogia; Sala de aula; Relação professor-aluno..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )