SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O jogo do xadrez e a aprendizagem lúdica para adolescentes em ambiente socioeducativoO contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 2318-0810versión On-line ISSN 1519-3993

Resumen

MEDEIROS, Marilu Fontoura de. Enxameação ao infinito como uma prática revolucionária: desejo nas escolas, a produção de singularidades e de potência de agir. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.231-241. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016012.

Este artigo explora a produção do desejo, embebido pelas defesas de Deleuze e Guattari em experimentação em uma Rede Municipal de Ensino ao longo de quatro anos. Nela encontrou-se o desejo como produção, como potência, como criação. Marca a proposta de um processo revolucionário, nômade, que se instaurou nas escolas em seus múltiplos espaços-tempo, se enxameou a partir de lutas pontuais, que resultou na singularidade, na potência e na ausência de busca de totalidade ou de unidade despotencializadora em cada escola de uma Rede Municipal de Ensino, em experimentações com seus cerca de 60 mil alunos, quase 5 mil professores e funcionários, e que não são regidos nem do ponto de vista ideológico, nem da dominação partidária ou, sequer, da lógica de mercado da lei, do contrato ou da instituição.

Palabras clave : Produção de desejo como criação; Potência de agir; Singularidades; Educação e liberdade..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )