SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Swarming to infinity as a revolutionary practice: Desire in schools, production of singularities, and the ability to actAfrocentricity: A concept for the discussion of school curricula and the ethnic-racial issue in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 2318-0810On-line version ISSN 1519-3993

Abstract

MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; DIAS, Julice  and  FILHO, Lourival José Martins. O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Educ. Puc. [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.243-254. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.5965/151939932112016011.

O objetivo do presente artigo é problematizar algumas questões relativas à formação de professores do curso de Pedagogia e de Geografia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo como princípio básico a tríade ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de uma discussão teórica que tem como base a pesquisa bibliográfica e uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na promoção de uma formação que estabelece relações entre a universidade e a escola de educação básica. Para tanto, põem em destaque os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesses dois cursos e que contribuem para desenvolver uma visão crítica da realidade, bem como uma leitura do contexto profissional em que esses professores atuarão. Mediante os aspectos elencados, apresenta-se a seguinte problemática: quais as possíveis contribuições dos projetos apresentados para a formação inicial dos licenciados em Geografia e Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina?

Keywords : Ensino de geografia; Ensino de pedagogia; Formação docente; Integração universidade educação básica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )